1 – Os óculos com grau só podem ser receitados pelo oftalmologista e recomenda-se que sejam conferidos por ele antes da criança começar a usá-los.
2 – A criança deve participar da escolha da armação e sua opinião e preferência levadas em consideração. É importante também a sua presença para que o tamanho dos óculos e medidas pupilares sejam adequadamente avaliados.
3 – Existem no mercado armações próprias para bebês, de material flexível, que oferecem excelente nível de conforto e segurança por serem inquebráveis. Essas armações também estão disponíveis para crianças maiores.
4 – Se a escolha não for as armações flexíveis, dê preferência as de acetato, por serem mais resistentes e leves. Evite armações com fio de nylon na parte inferior.
5 – As armações devem estar bem adaptadas ao rosto da criança, ou seja, confortáveis. Elas não podem estar soltas, apertando o nariz ou atrás da orelha.
6 – As lentes também devem ser de material leve e resistente à quebra. Quando o grau das lentes for elevado, recomenda-se o uso de lentes especiais que deixam os óculos mais leves e mais finos.
7 – Os óculos devem ser sempre trocados quando a armação estiver torta ou se as lentes estiverem muito riscadas.